2013-06-12

MADEIRA-CIDADE DO FUNCHAL (DIA #1)

A Ilha da Madeira foi descoberta por acaso (segundo se diz) em 1418 por João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira. A floresta era tão densa, que segundo a lenda foram feitas queimadas descontroladas durante meses para poder criar terreno livre. A colonização foi quase imediata.
A colonização inglesa foi crucial para a ilha. Os sinais da influência britânica estão ainda bem presentes. A lha foi ainda tomada pelos britânicos, nomeadamente durante as Guerras Napoleónicas e muitas vezes usada como porto comercial.
A cidade é uma mistura do novo e do velho...aliás existe mesmo uma zona chamada Zona Velha que vale a pena conhecer e que possui alguns dos melhores sítios para comer ou tomar uma cerveja.
Demos um passeio pela Avenida do Mar. É bastante longa. Conheça a marina, as rua e ruazinhas. Conheça os jardins e as vielas, as lojas e as lojinhas. Observe a baía, a zona de embarque dos paquetes, os restaurantes e esplanadas, o antigo e o moderno.


A Zona Velha possui recantos escondidos super charmosos. Se é um amante de fotografia apaixone-se pelas portas e janelas, pelas ruas de pedra, pela varanda floridas. As portas das casas desta zona estão pintadas artisticamente...um convite a mais alguns disparos.

Na Rua Dr.Fernão Ornelas encontra o Mercado dos Lavradores. Foi construído nos anos 40 e os melhores dias para visitar são à sexta feira e sábado, quando todos os agricultores e vendedores da região se reunem ali.
Veja as flores, as frutas, as cores, os bolos, os colares de malaguetas, as cestas, as gentes, os frutos secos, as bancas, os panos.


 Ficámos por lá até ao entardecer e a cidade à noite é muito pitoresca e convidativa a um passeio a pé.


Jantámos comida tradicional: Espetada Regional e Bife de Atum de Cebolada (uma delícia). A sobremesa mostrou-se um mimo: pudim de maracujá e cassaca (um gelado com sabor a amêndoa amarga).

Voltámos ao hotel para descansar e ganhar forças para o dia seguinte.
Se for um apreciador de história, abrevie os passeios acima sugeridos e passe por alguns dos seguintes locais, todos contíguos e no centro na cidade (para informações mais detalhadas clique no link respetivo):

Convento de Santa Clara
Sé do Funchal
Quinta das Cruzes
Igreja Inglesa
Casa Museu Frederico de Freitas
Museu Municipal
Adegas de S.Francisco
Museu de Arte Sacra

Entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu interesse! *** Thank you for your interest!