2013-06-10

MADEIRA: PLANEAMENTO DA VIAGEM

O tempo na Madeira é um pouco instável, ou pelo menos no período em que estivemos lá, fiquei com essa sensação. Além da diferença geográfica com relativa proximidade (ora serra, ora praia), apesar de estar nublado, estava uma temperatura abafada. Nesta altura do ano, leve sempre o protetor solar e algumas mudas de roupa mais frescas. 
Foi muito difícil encontrar um guia (aqui no continente) de lá. O único que encontrámos foi em Inglês (queríamos também que tivesse um mapa).
Ficámos alojados no Funchal, a 10 minutos a pé do centro. O nível de vida é igual ao do Continente, e como em qualquer sítio turístico, existem sítios mais caros e mais baratos. Achámos que as opções de alimentação eram muito variadas, com uma boa relação qualidade/preço.
Esta viagem foi muito diferente de todas as outras que fizemos. Para já, porque alugámos um carro, em vez de correr tudo de metro. E além disso, porque é um destino com muitas paisagens e uma componente histórica não tão presente. Para quem está habituado a conduzir em planície, aqueles desníveis enormes podem ser um pouco estranhos a princípio.
A vantagem de alugar um carro, é que não estamos dependentes de qualquer horário, e facilita o transporte de comida ou equipamento fotográfico. Além disso conseguimos explorar grande parte do território. O estacionamento do Funchal e fora deste é quase todo a pagar, por isso tenha isto em consideração.
É importante ainda levar GPS (se tiver), pois é um custo acrescido no renting. No entanto, de vez em quando a nossa "orientadora" ficava ela própria desorientada. Fiquei sem perceber porquê, até porque os mapas do meu GPS têm só 1 ano...seria pelas imensas obras que vimos por toda a ilha? 
A ilha possui uma rede de autocarros bastante vasta (mais informação AQUI). A limitação maior, na perspetiva de quem visita é saber como ir do ponto A, para o ponto B. De facto, o site possui os nomes das paragens e o número e horário das carreiras que passam lá. Ajudava no entanto possuir um mapa, onde estivessem assinalados os pontos de maior interesse turístico e as paragens mais próximas. Assim, era muito mais simples planear alguns percursos e tirar maior partido da viagem. Será por isso que vimos tantos carro renting?
Vou deixar postados percursos de 1 dia, para poderem tirar melhor partido do tempo. Até amanhã!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu interesse! *** Thank you for your interest!