2014-07-11

À CONVERSA COM INÊS (AUTORA DO BLOGUE "ANANÁS E HORTELÃ")


A Inês é uma cachopa tímida, de gostos simples. Cozinha bem que se farta e tira fotografias maravilhosas, que partilha no blogue "Ananás e Hortelã" desde 2011.
O seu coração reparte-se pelos animais (não fosse a sua profissão veterinária),  por comida feita com ingredientes sazonais e de qualidade.
Inês, se um dia cozinhasses para mim, teria de pedir que me preparasses aquele Bolo Crumble de Alperces (amo alperces)...e quanto às vieiras: olha, estou como tu!

Como nasceu o teu blogue?
O meu blog surgiu por acaso, como que uma brincadeira. Já seguia alguns blogs e como adoro cozinhar, experimentar novos sabores, novos ingredientes, novas receitas, lá me decidi a criar um “caderno” meu. Que afinal não é só meu, mas sim de todos, é uma partilha, que faço cada vez com mais gosto. Aprendi e sei que vou continuar a aprender muito com o blog. E as amizades que criei são uma das melhores coisas que ele me trouxe.
  
Qual o teu "guilty pleasure" ?
Tenho muitos (hehehe). Em termos culinários lembro-me de vários, chocolate (adoro chocolate preto, e ando sempre com ele no carro, na clínica e em casa, que nunca me falte um quadradinho!), adoro comer granola à mãozada, adoro aqueles amendoins caramelizados com mel, são viciantes. E as cerejas.

Se pudesses cozinhar um prato e jantar com uma personalidade histórica (atual ou não) quem seria e porquê? E qual o prato?
Eu convidava para jantar a Rachel Khoo e o David Loftus, pela alegria que eles trazem sempre à minha cozinha. Adoro a Rachel, a sua cozinha e as receitas, dá vontade de fazer o que ela faz, ter assim uma cozinha pequenina em Paris. O Loftus é o senhor da fotografia, uma inspiração. Cozinhava algo bem português para eles, cozinha tradicional, daquela das avós, petiscos e os nossos doces conventuais.

Na tua última ceia, se pudesses escolher comerias...
Algo do género de tapas e petiscos, com os nossos queijos, alheira, cogumelos selvagens, um marisco, pão alentejano (já estou a exagerar?). Para terminar o arroz doce da minha avó e vá um gelado santini de fruta.

Qual o ingrediente/receita/tipo de cozinha que adorarias provar, mas ainda não tiveste oportunidade.
Já provei finalmente vieiras, mas nunca as cozinhei e quero muito. Gostava de experimentar ostras. E a cozinha grega.
  
Qual o teu pior defeito e a tua melhor qualidade?
Defeitos: às vezes sou preguiçosa, e às vezes tenho medo de avançar/arriscar.
Qualidade: ser amiga do meu amigo, e a paixão pelo que faço.

A viagem que adorarias fazer, mas ainda não fizeste.
Gostava de ir a Marrocos, seguir pela Índia, Vietname e Tailândia, acabando na Nova Zelândia e Austrália. E saborear as cozinhas de cada uma delas. As paisagens. Em boa companhia.

Se ganhasses o 1º prémio do euromilhões amanhã, qual a primeira coisa que compravas para ti?
Não há assim nada que queira muito comprar. Nem penso no que não tenho, nem no que poderia ganhar. Provavelmente ajudava os meus mais queridos no que fosse preciso e tirava um ano de folga para fazer algo do género “Eat, Pray, Love” mas com pouco pray (risos). Seguia por Itália, saia de lá a rebolar até às paragens asiáticas que falo na questão de cima e fazia um curso de Wholefood Cooking com a Jude Blereau na Austrália.

Daqui a 10 anos como te vês?
Não faço ideia. Acho que vou continuar a ser veterinária, se bem que adorava fazer algo relacionado com a culinária, um curso, algo motivador, uma aprendizagem sempre. E talvez por essa altura já seja mãe. Acima de tudo seguir o meu rumo da melhor forma e com saúde.
Seguir alguns sonhos, ganhar mais coragem.

FACEBOOKBLOGLOVIN

5 comentários:

  1. A Ginja é uma querida e é sempre bom saber mais um pouquinho sobre ela. E atesto que sim, é muito amiga dos seus amigos :)

    Ginja Maria se queres comer comida grega, marcamos uma petiscada lá em casa, ah pois. Ou então levo para o picnic!

    ResponderEliminar
  2. Amélia querida, obrigado por este convite!
    Foi giro ler de novo o que escrevi, como já foi há algum tempo :)
    E quando quiseres faço-te o bolinho com crumble de alperces!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Inês! Foi um gosto fazer-te a entrevista! Obrigada e sim! Vou ficar à espera desse bolinho!
      Beijinho!

      Eliminar
  3. Adorei a entrevista e sou seguidora fiel do Ananás e Hortela, o blog dela é um colírio pros olhos. Parabéns pela entrevista =)

    ResponderEliminar
  4. Adoro a Inês e adorei esta "conversa" repleta de temas do meu coração - comida, viagens, inspirações... soube muito bem :)
    Não me canso de dizer que esta menina é uma querida super talentosa e o seu cantinho uma inspiração constante.
    Já para não falar do tempo que perde a tirar-me dúvidas ;)

    Bjnhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu interesse! *** Thank you for your interest!